sábado, 25 de abril de 2009

PASTEL DE NATA

INGREDIENTES:
Massa:
1 kg de farinha de trigo
1/2 litro de água
500 gramas de margarina para folhar
Recheio:
1/5 litro de leite
275 gramas de açúcar
35 gramas de farinha sem fermento
5 gemas
1 ovo
sal e manteiga a gosto
Coloque a farinha de trigo sobre a mesa junte uma pitada de sal e a água aos poucos até formar uma massa homogênia, faça uma bola ,embrulhe com papel filme e deixe descansar uns 30 minutos na geladeira.
Abra a massa com o rolo ,espalhe a margarina sobre ela e dobre em 4 partes estique de novo e faça a mesma coisa por mais 3 vezes sempre que dobrar deixe descansar uns 10 minutos ,depois de repetir todas as vezes abra a massa enrolea e corte em pedaços de 3 cm molhe o dedo polegar em água e carregue no centro da rodela e puxe a massa até ao cimo da forma e deixe a massa repousar por 10 minutos na forma.

RECHEIO:
Coloque o leite no fogo com um pouco de margarina, à parte misture a farinha com o açúcar e sal, quando o leite levantar fervura adicione a mistura mexendo energicamente, retire do fogo deixe esfriar um pouco, adicione o ovo e gemas, aromatize com baunilha.

MONTAGEM:
Coloque uma colher de recheio na fôrma ,mas não encha para não sair fora o recheio ,leve ao forno por uns 10 minutos ou até ficar douradinhas.

4 comentários:

Neneli disse...

Susana..excelente receita!!!
abç
neneli

Unknown disse...

Susana,sua receita é muito boa,deve seu uma delícia! Huuummmm
Abraços!

SOLANGE SOL disse...

Amiga, esse é um dos meus preferidos.
ETA docinho bom.
Adorei...
Beijos

Unknown disse...

Menina....que escândalo! Amei, adorei e gostei e....Bom...agora é só fazer. Muito bom amiga!