Bacalhau á Zé do Pipo é oriundo de Lisboa da Tasca do Zé do Pipo que era um tasco que funcionava á beira dos edifícios da imprensa e dos jornalistas da cidade de Lisboa. É a primeira forma de "fast food" nacional do século XVIII porque era um prato muito rápido de preparar e devido a isso teve um enorme sucesso na "aterafada vida cosmopolita do seculo XVIII".
Zé do Pipo foi dono de um restaurante tradicional da cidade do Porto e autor de uma receita que hoje é muito conhecida, inclusive batizada com seu nome: Bacalhau a Zé do Pipo. Neste prato, as lascas de bacalhau que são cobertas com maionese e levadas ao forno para gratinar, bom demais.
INGREDIENTES
- 1 unidade de lombo de bacalhau desalgado
- 4 unidades de cebolas ás rodelas
- 1 litro de leite
- 1 unidade de folhas de louro
- 4 colheres de sopa de azeite
- sal e pimenta a gosto
- 1 unidade de tigela de maionese (de preferensia caseira e feita com azeite)
- 800 gramas de puré de batata
- azeitonas pretas a gosto
- Corta-se o bacalhau em postas leva-se a cozinhar com leite.
- Picam-se as cebolas e levam-se a fritar com o azeite, o louro, sal e pimenta e um pouco de leite onde cozinhou o bacalhau.A cebola deve ficar branca não dourada .
- Depois de cozido, escorre-se o bacalhau e coloca-se num recipiente de barro se tiver senão em uma travessa para ir ao forno.
- coloca-se a cebola sobre as postas de bacalhau, que depois se cobrem completamente com a maionese.
- Contorna-se com o puré de batata passado pela seringa ou saco de confeitar e leva-se a gratinar.Enfeita-se com azeitonas pretas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário