Ai vai um pouquinho da historia desse prato as Tripas à moda do Porto é um prato tradicional nascido na cidade do Porto, e que remonta ao período dos descobrimentos portugueses.
O Infante D.Henrique, precisando de abastecer as naus para a tomada de Ceuta, pediu aos habitantes da cidade do Porto todo o género de alimentos, ficando a população unicamente com tripas para confeccionar. Daí o nome de tripeiros como ficaram a ser conhecidos desde então.
Por isso eu sou uma tripeira com muito orgulho rsrsrs!
Espero que apreciem esse prato delicioso, bom apetite!...
INGREDIENTES
- 9 xícaras de água
- 1/2 xícara de salsa picada
- 2 colheres de sopa de banha
- 600 gramas de dobradinha
- 600 gramas de feijão branco
- 500 gramas de frango ( sobrecoxa e coxa sem pele e sem osso)
- 100 gramas de Chouriço
- 100 gramas de linguiça portuguesa
- 1 unidade de cebola media cortada em gomos
- 1 unidade de cenoura grande em rodelas
- 1 unidade de folha de louro
- 1parte de suco de limão
- sal a gosto
PASSO A PASSO
- Na véspera ponha o feijão de molho em água ,no dia do preparo lave bem a dobradinha e leve ao fogo com água suficiente para cobri-la deixe levantar fervura e escorra ,ao esfriar esfregue com sal e suco de limão para tirar o cheiro forte da dobradinha.
- Numa panela ponha 8 xícaras de água a dobradinha ,sal e deixe cozinhar por 4 horas ,quando estiver cozida escorra e corte em pedaços,à parte em uma panela cozinhe por 30 minutos o frango,a linguiça e o chouriço ,escorra e corte-os também em pedaços e reserve.
- Escorra o feijão e leve ao fogo com água suficiente para cobri-lo e sal ,cozinhe por 20 minutos em fogo médio ,acrescente a cenoura e metade da cebola e deixe por mais 15 minutos ,à parte em uma panela aqueça a banha e frite a cebola restante até dourar ,junte o frango ,a linguiça e a dobradinha.
mexa por 5 minutos. - Junte o feijão com a cenoura e seu caldo ,tempere com salsa e o louro ,leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por mais 10 minutos para apurar.
Um comentário:
Epa...vou virar uma tripeira também...menina que espetáculo!
Postar um comentário